Agora São Elas
#Agora São Elas #Musica #Cultura #Mulheres
A música, em seu potencial de transformação social e instrumento cultural da humanidade, possui uma versatilidade ilimitada. Nos auxilia a romper barreiras, além de alegrar a vida. Existem muitas iniciativas locais que demandam apoio. As mulheres e seus desafios diários em sociedade, além da busca por reconhecimento em diversos espaços, também carecem de fomento para suas práticas no âmbito das artes, sobretudo em cidades de pequeno porte.
É sob essa ótica de valorização do trabalho artístico de mulheres na música, que nasce o projeto “Agora São Elas – Mulheres Itiubenses na Música”, uma proposta inovadora que buscou registrar a história de cinco artísticas do município.
Este projeto, contou com o fomento via Lei Paulo Gustavo, através do Governo Federa, Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Itiúba. A proposta aprovada fui executada durante o segundo semestre deste ano e culminou na produção final de um documentário.
A proponente Monaliza Magalhães, cantora e compositora, é também uma das entrevistadas deste projeto. Além dela, o documentário conta com as entrevistas de Alaine (Clarinetista) e Alexandra (Tenorista), ambas formadas pela Escola Municipal de Música Mestre Bugué. Alaine, além de multi-instrumentista, é também contra-regente da orquestra filarmônica, além de ministrar aulas na referida escola. A “Pró Alê”, como é carinhosamente conhecida Alexandra, compõem também a filarmônica, é dançarina e professora da educação formal no município.
A cantora Samile, que encanta a cena da música desde os 09 anos de idade, já passou por diversos projetos e grupos artísticos locais, com apresentações nos importantes eventos da cidade e região. A cantora e violonista Nubeane, também se junta a esse time de mulheres. De família de músicos, Nubeane atua, em especial, nos grupos musicais da igreja católica, a exemplo do Ministério de Música Totus Tuus Mariae.
Em julho, a equipe do projeto se reuniu para traçar o planejamento de produção do documentário. O plano de trabalho foi apresentado aos envolvidos na proposta e discutido junto as entrevistadas. Na oportunidade, foram alinhadas as expectativas delas com o projeto, além de sistematizada os incrementos e sugestões do grupo para o documentário.
As entrevistas ocorreram entre os dias 21 de julho e 18 de agosto, em diferentes espaços e cenários, estruturados especialmente para este projeto. Na primeira rodada de entrevistas, participaram as instrumentistas Alaine e Alessandra e a cantora Samile. A segunda etapa ocorreu com a musicista Nubeane, em sua casa na comunidade Riacho das Pedras. Por fim, foi realizada entrevista com Monaliza que, como já apresentado, além de cantora e compositora, é a proponente desse trabalho sobre mulheres na música no município de Itiúba.
O lançamento do documentário aconteceu no dia 05/11, na plataforma do Youtube. Uma exibição presencial foi realizada no dia seguinte, no Colégio Estadual Ary Silva. A ação faz parte da contrapartida do projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo. No mesmo dia, a diretora Monaliza, junto com a produtora Amanda, após exibirem o documentário no colégio local, participaram de um bate-papo na rádio Jovens Ondas do Sertão.
O projeto “Agora São Elas” registra um marco histórico na cena musical de Itiúba, trazendo luz a histórias de mulheres que tem a música como referência para imprimirem e expressarem sua arte no mundo. Além de um registro pessoal da trajetória dessas musicistas, o projeto leva a voz de cinco mulheres que inspiram e encorajam outras a também serem. De maneira coletiva e somando forças, este documentário cumpre com sua proposta inicial de deixar um legado para a cidade. Que venham os próximos!
Texto: Joaquim Neto
Para conferir o documentário completo, acessem:
https://www.youtube.com/watch?v=t-RZy3XpRqY
Outros materiais você encontra em:
https://www.instagram.com/agorasaoelasdoc/
Equipe do projeto:
Direção: Monaliza Magalhães
Produção: Amanda Silva
Produção Executiva: Fernanda Gomes
Roteiro: Joaquim Neto
Filmaker: Giovane Benevides
Ornamentação: Selze Cerimonial
Iluminação: Viny Iluminações
Entrevistadora: Maria Fernanda
Tradução em LIBRAS: Stefany Coutinho
Designer Gráfico: Giliard Rocha
Acessibilidade Comunicacional: Karollyne Lemos