cover
Tocando Agora:

Locutor no Ar

announcer

Sobre Nós

 A rádio comunitária Jovens Ondas do Sertão (JOS) é uma associação sonhada e testada há dez anos. A ideia surgiu a partir de uma proposta elaborada pelos adolescentes e jovens participantes do Lar Santa Maria, durante uma Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Itiúba-BA. Desde então, a JOS, em parceria com os adolescentes e jovens e com o apoio do Lar Santa Maria, tem trabalhado para se tornar um espaço de expressão popular, diálogo e conexão entre as comunidades e juventudes de Itiúba, abordando temas da atualidade e entretenimento.

Atualmente, a rádio conta com profissionais locais e colaboradores voluntários de diferentes especialidades, promovendo um avanço significativo na participação e no envolvimento da diversidade social.

Atualmente, a rádio conta com profissionais locais e colaboradores voluntários de diferentes especialidades, promovendo um avanço significativo na participação e no envolvimento da diversidade social.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Estamos localizados no Perímetro Irrigado de Jacurici, município de Itiúba, que situa-se na região Norte do Estado da Bahia, há 380km de Salvador, BA e há 186km, de Juazeiro, BA.

NOSSA AÇÃO

A rádio Jovens Ondas do Sertão busca valorizar talentos locais e promover a cultura e a expressão popular por meio de uma programação diversificada, voltada para diferentes gerações e interesses das comunidades. Nosso objetivo é oferecer informações de qualidade e desenvolver ações educativas que abordem temas relevantes, incentivando uma cidadania ativa e um futuro cheio de possibilidades.

NOSSA VISÃO E MISSÃO:

Garantir o acesso à informação, à expressão e à comunicação como direitos fundamentais e bens públicos globais para as comunidades rurais de Itiúba.

Valorizar e divulgar a cultura, a expressão popular e a inteligência coletiva, compartilhando saberes regionais e promovendo o fortalecimento dos vínculos locais.

Favorecer o diálogo e a interlocução com diversos agentes locais, tanto do setor público quanto do privado, buscando fortalecer os direitos humanos e o bem-estar da comunidade.

TRANSDISCIPLINARIDADE:

Diferentes profissionais e representantes das áreas da assistência social, saúde, esporte, cultura, música, educação, inclusão, sustentabilidade, ecoturismo, do sindicato dos trabalhadores e dos assentamentos se colocam como porta-vozes para trazer informações e tratar dos temas com as diferentes gerações e comunidades. Temas de interesse e pertinentes ao bem-estar integral. Somado a isso, estamos em parceria com agências de notícias de abrangência nacional. Voluntários e colaboradores externos da área de comunicação social também apoiam o projeto com sua experiencia profissional e contribuem para a formação da/os nova/os apresentadores, locutores, produtores da rádio comunitária (JOS).

GRUPO DE EDUCOMUNICAÇÃO:

 Como parte do projeto em desenvolvimento, foi formada uma equipe de Educomunicação, composta por jovens interessados na produção de programas e projetos especiais. Esse grupo participará de formações contínuas e atividades educativas relacionadas à comunicação popular, técnicas de radialismo, jornalismo e educação para as mídias.